Nesse poste veremos sobre os Tipos de corantes alimentícios. Conheça a finalidade de cada um. Quantas vezes você se deparou com aquela vitrine de doces colorida e ficou com água na boca? As cores realmente atraem nossa atenção, e boa parte da nossa aceitação por um determinado alimento está ligada à sua cor. A aparência dos alimentos age de forma estimulante, por isso as indústrias de alimentos investem tanto nos corantes alimentícios, com cores que agradam aos nossos olhos. Nós, como confeiteiras, podemos utilizar esse recurso a nosso favor, criando doces com cores incríveis que vão aguçar o desejo dos nossos clientes. Para isso, precisamos entender um pouco mais sobre os corantes, quais os tipos, para que serve cada um e quando utilizar. Então, vamos lá?
Corante em Gel
Primeiro, vamos falar dos corantes em gel, também conhecidos como soft gel. São corantes mais concentrados, por isso mais econômicos, utilizados para colorir coberturas como chantili, glace, merengue, marshmallow, pasta americana, biscuit e até mesmo massas.
Corante Líquido
Os corantes líquidos são corantes mais dispersos, que se misturam com maior facilidade. São perfeitos para serem utilizados em líquidos e bebidas, mas também podem ser aplicados em massas, doces e confeitos. Podem ser utilizados também em pinturas e desenhos em doces e confeitos.
Corante em Pó
Os corantes em pó são corantes com alto grau de concentração e bom rendimento. São indicados para colorir misturas que necessitam de coloração sem alterar sua consistência, como merengue, sorvetes, pipoca doce, maçã do amor, caldas, entre outros.
Pó para Decoração
Dentro da categoria de corantes em pó, encontramos os pós para decoração, muito utilizados para colorir e dar brilho aos preparos. Existem uma grande variedade de cores, como dourado, prata, pérola, ouro rose, nácar, entre outros. Eles podem ser diluídos em álcool de cereal ou em alguma bebida alcoólica, ou usados puros para fazer pérolas comestíveis, por exemplo. Podemos encontrar duas versões de pó de decoração: os perolados e os furta-cor, também conhecidos como glitter comestível.
Os pós de decoração furta-cor ou glitter comestível têm uma textura mais grossinha, parecendo uma areia. Podem ser usados e aplicados em bolos e confeitos puros, sem diluição. Já os pós de decoração da linha perolada são bem fininhos, com uma textura semelhante ao amido. Na maioria das vezes, são utilizados diluídos em álcool de cereal ou alguma bebida alcoólica, como vodca ou cachaça, mas também podem ser usados puros. Um exemplo é quando queremos fazer pérolas comestíveis.
Dióxido de Titânio
O corante em pó dióxido de titânio é o segredo do branco mais branco e de cores mais vivas.
O dióxido de titânio é um pó branco fino e seco, um corante inorgânico para alimentos. Ele não possui cheiro nem gosto. Esse corante é indicado para alcançar um branco mais branco ou realçar cores nas coberturas e criar combinações de cores mais vivas. Para isso, basta aplicar o dióxido de titânio na cobertura branca e, em seguida, aplicar corantes coloridos para realçar e avivar as cores. Em alguns preparos, o dióxido de titânio precisa ser diluído em água, portanto, é importante seguir corretamente as instruções de uso conforme indicado na embalagem.
Corante Spray
Os corantes em spray possuem uma incrível praticidade, pois já vêm prontos para serem usados. Basta aplicá-los na superfície do doce até atingir a tonalidade desejada. Com o corante em spray, você consegue obter bastante brilho e luminosidade, especialmente aqueles com efeito metalizado.
Corante para Chocolate
O corante para chocolate é, como o próprio nome sugere, próprio para ser usado em chocolate, pois colore em meio oleoso. Esse tipo de corante pode suportar extremos de temperatura e é aplicado em chocolate, coberturas fracionadas e hidrogenadas. Ele pode ser encontrado em pó, líquido (oleoso) ou pasta.
Como escolher o melhor corante para o meu preparo?
Agora que você já conhece os diferentes tipos de corantes alimentícios, vou deixar aqui algumas dicas para você observar na hora de escolher o corante adequado para o seu preparo:
- Opte por corantes de boa qualidade para evitar problemas de sabor amargo nos seus doces. Existem diversas marcas de qualidade disponíveis no mercado.
- Se você deseja alcançar cores fortes e intensas, adicione uma quantidade suficiente de corante. Utilize sempre um corante de boa qualidade, que tenha uma boa pigmentação.
- Informe sempre seus clientes quando eles solicitarem produtos com cores fortes, como vermelho ou preto, pois essas cores podem manchar a boca e os dentes. Nem sempre o cliente tem consciência disso ao fazer o pedido, eles pensam apenas na beleza do doce.
- Lembre-se de que os corantes levam alguns minutos para atingir a cor final. Antes de adicionar mais corante, aguarde alguns minutos para que a cor se intensifique. Assim, você poderá avaliar se há necessidade de adicionar mais corante ou não.
Agora que você possui o conhecimento necessário sobre os diferentes tipos de corantes alimentícios, já pode deixar seus bolos e doces mais coloridos e atrativos. Aproveite essa ferramenta criativa e encante seus clientes com preparos deliciosos e visualmente deslumbrantes!
Sobre o Autor
2 Comentários
Olá boa tarde meu muito obrigado pela dica .agora com essas dica tenho certeza que não vou errar mais.
Fico feliz que tenha ajudado com essa publicação Maria. bjs